G1 - Tire dúvidas sobre convocação para posse

Ir em baixo

G1 - Tire dúvidas sobre convocação para posse

Mensagem por Andre Grillo em Sab 19 Abr - 7:51

Os candidatos aprovados devem manter os dados atualizados nas instituições para as quais foram aprovados ou fazer um contato com os órgãos para saber como será feita a comunicação da posse, diz a colunista do G1 Lia Salgado. No vídeo no link abaixo, a especialista em concursos responde à dúvida do internauta Paulo Melo. Ele quer saber se em caso de aprovação o órgão avisa sobre a data da posse para que o aprovado possa se programar para se desligar do emprego anterior.

A colunista afirma que o prazo para a posse ou a data prevista normalmente não constam do edital, exceto em alguns casos como em concursos para procurador da República. Ela alerta que o candidato deve manter os dados atualizados na instituição ou fazer um contato com o órgão para saber como será feita a comunicação da posse, seja por telegrama, e-mail ou uma publicação no “Diário Oficial”. Outra opção é acompanhar no departamento de recursos humanos qual a previsão de convocação e quantos aprovados já foram chamados.
“E normalmente a pessoa tem um prazo de 30 dias para apresentar os documentos e tomar posse. É nesse período que você vai pedir o desligamento da empresa. Mas fica tranquilo porque eu nunca ouvi falar de um caso de alguém que tenha perdido um prazo de posse porque não conseguiu se desligar da empresa."
O internauta Rodrigues Leite questionou por que um candidato que passou em 1º lugar não foi convocado após um ano e meio. “O número de vagas ou a classificação do candidato não interferem no prazo que a administração pública vai levar para convocar esse candidato para tomar posse. É claro que eles [órgãos] vão ter que respeitar a ordem de classificação, mas vai depender da organização interna do órgão ou da instituição."
A colunista alerta que se o candidato foi aprovado dentro do número de vagas do edital ele deve ser nomeado durante o prazo de validade do concurso. “Se não for convocado e o prazo estiver acabando vale a pena acionar o Judiciário para garantir o direito dele. No G1 tem uma reportagem sobre esse assunto.”
O internauta Rodrigo Ribeiro diz que passou em 1º lugar e quer saber se será convocado durante a validade do concurso ou o prazo pode ser renovado sem que ele seja convocado.
“Você precisa ser nomeado dentro do prazo de validade do concurso. Se ele for prorrogado por mais dois anos infelizmente você pode ter de esperar quase até o fim dos quatro anos. Por isso muitos candidatos aprovados continuam estudando e fazendo outros concursos da mesma área. Porque se você foi aprovado num concurso você tem conhecimento e maturidade que podem levar você a aprovações em outros concursos da área e assim você toma posse no primeiro que te convocar e fica aguardando outras nomeações que possam ser melhores e depois você troca de cargo”.
* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Fonte: G1 - Concursos e Emprego
avatar
Andre Grillo

Mensagens : 647
Data de inscrição : 03/04/2014
Idade : 44
Localização : Niterói - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum